TURISMO

    Sebollas é um dos lugares mais promissores no interior do estado do Rio.
Possui circuitos turísticos que crescem e se incrementam a cada dia, além dos já tradicionais pontos de visitação.


Resultado de imagem para museu de  sebollas


                    MUSEU SACRO HISTÓRICO DE TIRADENTES
    A história do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), passa pelas terras fluminenses. Além de ter morado, durante um ano, na atual capital do estado (período no qual sua insatisfação com a Coroa Portuguesa se intensificou), o Mártir da Inconfidência teve seus restos mortais expostos em frente à Fazenda das Sebollas, onde pregava seus ideais de liberdade. Na região que hoje é distrito de Paraíba do Sul, também chamada de vila Inconfidência, fica o Museu Sacro-Histórico Tiradentes: uma pequena casa, nos arredores da Estrada Imperial, que guarda relíquias do herói nacional. Inaugurado em 1972, o acervo está distribuído por cinco salas e possui peças como réplicas de fardas do alferes, a maleta de dentista que ele usava e uma pia inglesa de metal que pertenceu a sua suposta amante, Dona Mariana.
    Os restos mortais de Tiradentes foram enterrados, em segredo, no altar da antiga Capela de Sant'Anna de Sebolas, templo para o qual ele doou uma coroa e um cetro de prata, que também estão expostos no museu. Durante escavações realizadas no lugar, nos anos 70, foi achada uma ossada masculina atribuída ao alferes. Protegidos por uma redoma de vidro, os ossos do mártir estão expostos ao lado de pedaços do caixão da amante. Tiradentes foi condenado à forca e ao esquartejamento pela Coroa Portuguesa, no século XVIII, no episódio histórico conhecido como Inconfidência Mineira.

Endereço: Avenida Juventino Laranja, s/nº - Inconfidência, Paraíba do Sul.Telefone: (24) 2263-1306 (Fundação Cultural) ou as atendentes Quézia 24 98117- 2595 ou Ana Paula 24 98122-5776.
Horário de Funcionamento de terça à domingo das 10:00  às 17:00 h.












































































































MATRIZ SANT'ANA DE INCONFIDÊNCIA

    
A primitiva ermida no pequeno arraial, nos primórdios do século XVIII, foi substituída por uma capela de construção atribuída ao ano de 1770. No interior desta capela foram enterrados parte dos despojos de Tiradentes, que em 1792, ficaram expostos diante da Fazenda de Sebollas, fato histórico de grande importância da nossa história local. A criação daParóquia de Santana ocorreu em 1839. E em 1858 foi construída a 1ª Igreja Sant’Ana de Sebollas. Com a expansão urbana da Vila em 1894 foi necessária sua transferência para o local de hoje. A atual igreja é dearquitetura vernácular, com porta principal em arco pleno, frontão triangular com óculo central e uma torre sineira. Suas paredes laterais possuem seis óculos com vitrais de origem francesa. 
Seu acervo sacro pertencia a antiga igreja. A nave principal possui um lustre em prata de lei repuxada com detalhes cinzelados. No altar-mor imagens de Nossa Senhora de Santana e Jesus Cristo, com entalhes na madeira, atribuídas ao século XVIII. O batistério é singelo, sua pia batismal é de mármore. A sacristia abriga um quadro óleo sobre tela, retratando cenas religiosas.S/ autor – 1888, alfaias religiosas, imagens em gesso, tocheiro de latão, turíbulo e naveta. O acesso ao coro possui escada caracol, confeccionada com fino acabamento rendilhado. Encontra-se no coro, um pequeno órgão Standaro/New York. Parte do acervo sacro da igreja está sob a guarda do Museu Sacro Histórico Tiradentes.
Resultado de imagem para igreja matriz de santana em sebollas


    Sebollas é um lugar privilegiado, pois está localizado entre os municípios de Petrópolis, Areal, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Miguel Pereira. Possui 3 vias de acesso principal(a que liga até a sede do município, a que liga até Alberto torres e BR 0-40 e a que liga até Fagundes no município de Petrópolis.) e mais 4 vias secundárias(que passam pelo Retiro de Sebollas, Mato Grosso, Saudade e Passatempo).
A população atual é de aproximadamente 1200 habitantes.

Aqui você e sua família irão desfrutar de duas lindas pracinhas com bancos, árvores, mesas cobertas, chafariz com peixes, quadra poliesportiva com refletores e um campo de futebol gramado com refletor.

Um comentário:

  1. Fui dia 28/8/22 no museu com meu filho e seus amigos...quero deixar meu elogio a Quezia, muito atenciosa, simpática o que tornou o a visitação agradável o que prendeu a atenção nos fatos históricos. Obrigada

    ResponderExcluir